terça-feira, 10 de novembro de 2009

CAIXA FINANCIA PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA JOVENS EM SP

O ministro da Justiça, Tarso Genro, e a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, participaram nesta terça-feira (10), do lançamento do Projeto Corpo Digital no Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A iniciativa beneficiará aproximadamente 60 jovens carentes entre 16 e 21 anos, moradores do município de Osasco, Grande São Paulo, que terão a oportunidade de conhecer novas técnicas do mundo digital a partir da arte.

Pelo projeto, que conta com financiamento da CAIXA, os jovens participarão de oficinas de edição de textos, navegação na web, gravação e edição de áudio e vídeo e publicações on-line. As oficinas serão realizadas em duas etapas. A primeira, até o final de dezembro, será realizada no Museu Afro Brasil. A segunda etapa, com início em 22 de dezembro, será nos Centros de Inclusão Digital, mantidos pela Prefeitura de Osasco, localizados nos bairros de moradia dos jovens.

Os participantes aprenderão a utilizar as ferramentas e os recursos de informática que lhes permitirão criar jornal na web, blog, site, web fanzine. Eles conhecerão também técnicas para gravação de vídeo digital e desenvolverão um projeto digital completo.

Para a presidenta da CAIXA, “a participação do banco como financiadora do projeto evidencia à sociedade brasileira seu papel estratégico na políticas públicas governamentais e na promoção da cidadania, particularmente para a juventude”.
O Ministro da Justiça, Tarso Genro, também elogiou a presença da instituição no projeto. “A CAIXA tem tido uma participação muito importante no PRONASCI, ao fazer o pagamento da bolsa-formação e financiar moradias para milhares de policiais em todo o país”.

Na avaliação da consultora para a concepção e desenvolvimento do Projeto Corpo Digital, Ana Lucia Lopes,“se o passado desses jovens está marcado por situações difíceis, os exemplos históricos positivos, contidos na exposição do acervo do Museu Afro Brasil, podem ampliar a noção de passado, presente e, portanto, de futuro. Isto porque, esses conteúdos fazem uma retrospectiva histórica, cultural e têm na arte seu mais forte veículo para resgatar e atualizar a competência tecnológica da população negroafricana na memória brasileira”.

O Projeto Corpo Digital é uma iniciativa do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura em parceria com a Prefeitura de Osasco e da ONG Sampa.Org. O projeto segue as diretrizes do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança e Cidadania, do Ministério da Justiça.

Para o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, o apoio da CAIXA ao projeto, que terá a sua primeira parte realizada no museu, “demonstra o compromisso que o banco tem com a população negra do Brasil há quase 150 anos, desde a época da escravidão”.

Além dos jovens beneficiários e seus familiares, também estiveram presentes o prefeito de Osasco, Emidio Souza e o secretário de Relações Institucionais do governo de São Paulo, José Henrique Reis Lobo.
10/11/2009
Assessoria de Imprensa da CAIXA – Cultural - Regional São Paulo
Tel.: (11) 3103-5723
E-mail: cultura.sp@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br

Nenhum comentário: