Veterinários alertam que obesidade animal é preocupante
A obesidade e o sobre peso em animais de estimação é cada vez mais comum. Doença moderna que avança rapidamente, ela está diretamente relacionada ao estilo de vida do animal. Veterinários alertam que o os donos devem prestar atenção ao fato, pois o excesso de peso tem como origem mais recorrente a alimentação inadequada, que pode ocasionar, assim como os humanos, hipertensão, diabetes e problemas do coração.
Considera-se sobre peso até 20% acima do peso ideal para determinadas raças de cães e gatos e acima deste percentual já temos a obesidade.
Roberto Vituzzo, diretor de negócios Pet Food da Evialis, uma das empresas líderes em alimentação animal no mundo, alerta que o cuidado preventivo com o animal, por meio da alimentação com ração adequada para porte e raça do animal, é o mais indicado para a saúde dos pets, mas que é possível, com segurança, alterar a alimentação do animal gordinho sem que ele sofra. "Hoje em dia, já se produzem alimentos industrializados LIGHT para cães que são especialmenmte formulados com reduzidos teores de calorias e fibras especiais que controlam a ingestão do alimento sem deixar o cão com a sensação de fome. Além de uma alimentação correta, adequada ao porte e idade do seu animal de estimação, deve-se brincar e exercita-lo freqüentemente para evitar o sobre peso e a obesidade. Mas é importante que também não forneça alimentos extras", explica.
Hábitos pouco saudáveis como ingestão de petiscos entre as refeições, compartilhar comida de gente e pouca ou nenhuma atividade física devem ficar totalmente de fora da rotina animal. "Até petiscos para animais devem ser controlados, pois contêm muitas calorias", finaliza. Os petiscos devem ser dados como demosntração de carinho e ou reconhecimento de uma ação correta do cão..
Outro fator importante, é que os donos precisam se convencer de que gordura não é fofura. "É preciso deixar de lado a ideia que animal saudável é o animal gordinho", aponta Vituzzo. "Os animais pedem a comida, mas cabe ao dono saber dosar. Colocá-los em forma pode ser duro, mas não ceder aos apelos é lutar pela saúde do seu animal", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário