Enquanto o número de deficientes visuais do país chega a 2 milhões, país tem apenas 60 cães-guia
Impecáveis e dedicados ao trabalho, os cães-guia têm a função de manter os donos longe do perigo. Sem dúvida, trata-se de um trabalho nobre e comovente, que sensibiliza a todos. No próximo dia 29 de abril, comemora-se o Dia do Cão Guia, um momento para celebrar os importantes feitos desses animais, e explicar à população como é possível ajudar na formação de mais cães, para que um número maior de deficientes seja ajudado.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem hoje no país cerca de 2 milhões de deficientes visuais no Brasil, ao passo que são apenas 60 cães-guias em todo o território nacional. A discrepância de números possui uma explicação: o valor para treinamento e capacitação dos animais. Para preparo de cada animal, o investimento chega a R$ 25 mil.
Na contrapartida, profissionais ligados à área salientam a importância do cão-guia para a qualidade de vida do deficiente visual. "O cão-guia possibilita a inclusão social do deficiente, ao garantir mais liberdade. É uma alternativa de vida que garante maior contato com demais pessoas; é uma nova realidade", aponta Fabiano Pereira, instrutor da Federação Internacional de Escolas de Cães-Guias (IGDF).
"Vale destacar que, para isso, precisamos preparar tanto o cão quanto o dono que irá recebê-lo. O entrosamento e relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso das atividades", salienta Pereira. Tanto que o processo de seleção do cliente engloba uma série de fatores. "Primeiramente, o candidato passa por uma entrevista para conhecermos seu real potencial para a utilização do cão-guia, seu estilo de vida, temperamento e estado de saúde. Com esses dados, comparamos com as características dos cães disponíveis até encontrarmos um que se enquadra com seu perfil", conta.
Pereira treina cães da Escola de Cães Guia Helen Keller, única no Brasil reconhecida pela IGDF, sediada na Inglaterra e, atualmente, capacita, com supervisão de um instrutor sênior enviado pela Federação, nove cães-guias e seus respectivos futuros donos. Futuramente, com a construção do centro de treinamento, a instituição prevê o treinamento de até 18 cães.
Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o deficiente visual não paga nada para receber a posse do cão-guia e seu treinamento, "mas a propriedade do animal continua sendo da escola, para que possamos salvaguardar seu bem estar e sua utilização adequadamente", ressalta.
A Escola de Cães Guia Helen Keller conta hoje com ajuda da multinacional Evialis, empresa francesa que está entre as líderes mundiais na produção de alimentação animal, para alimentação dos cães. "A Evialis entende a relação entre os cães-guias e seus proprietários, e, por isso, oferece produtos específicos para a alimentação destes animais", afirma Roberto Vituzzo, diretor de negócios Pet Food da Evialis. Ele acrescenta que ao promover a saúde e bem estar dos cães, a empresa pode melhorar a qualidade de vida dos deficientes visuais, facilitando sua mobilidade e permitindo maior independência.
Com a celebração do Dia do Cão-Guia em todo o país, espera-se que a iniciativa inspire movimentações nesse sentido em todo o país, rumo à inclusão social dos deficientes visuais.
Evialis
A Evialis, empresa francesa e uma das líderes mundiais em Nutrição Animal, está presente industrialmente em 16 países, possui mais de 74 unidades industriais e comercializa produtos e serviços em 50 países. A empresa possui mais de quatro mil funcionários e está presente no mercado mundial há mais de 50 anos. Para mais informações, visite http://www.evialis.com.br/
Atuando no Brasil há mais de 70 anos por meio da marca Socil e hoje também com as marcas Purina, Zoofort, Royal Horse, Evimix e Ocialis, o grupo Evialis possui fábricas localizadas em Barra Mansa (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Descalvado (SP), Inhumas (GO), Paulínia (SP) e duas em São Lourenço da Mata (PE), além de sua subsidiária Zoofort, em Primavera do Leste (MT). O grupo atua nos mais diversos segmentos de nutrição animal: ruminantes, eqüinos, aqui-cultura, aves, suínos e pet-food, através do fornecimento de rações completas, suplementos minerais e premixes.
Ao redor do mundo, a empresa tem atuação no México, Espanha, Vietnam, Polônia, Indonésia, Bélgica, China e França.
Trata-se de um grande grupo especializado em nutrição animal, preparado e capacitado para proporcionar ao mercado tecnologias específicas e voltadas para cada objetivo e necessidade dos produtores rurais.
Saiba mais sobre os negócios do Grupo nos sites:
www.evialis.com.br
www.socil.com.br
www.nutrimentospurina.com.br
www.zoofort.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário