sábado, 3 de abril de 2010

RAÇÃO HUMANA: A NOVA SENSAÇÃO DO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Originalmente, sua composição leva farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja e cacau. Mas, a receita pode ser adaptada caso a pessoa tenha restrição a algum dos ingredientes.

A ração humana atua como coadjuvante do emagrecimento, porque seus ingredientes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que moderam o apetite, regularizam o intestino e auxiliam no controle das taxas de colesterol sanguíneo. Além disso, é fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo, como magnésio e vitaminas do complexo B.

Apesar desta mistura estar ganhando cada vez mais as prateleiras e a adesão dos consumidores, muitas pessoas ainda tem dúvidas em relação a seu uso. Para auxiliar os consumidores na hora de optar por uma dieta que inclua o produto, a nutricionista Flávia Morais, preparou uma bateria de perguntas e respostas com os questionamentos mais frequentes. Ela ainda sugere duas receitas para quem quiser preparar a ração humana em casa.
Tire suas dúvidas
– Onde eu posso encontrar a ração humana?
A Ração Humana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais como o Mundo Verde e também em alguns mercados.

– O que é melhor, comprar pronta ou adquirir os ingredientes e preparar a mistura em casa?
A opção pronta é mais prática, mas devemos tomar cuidado com a procedência. Optar por marcas idôneas, que tenham embalagens contendo todas as informações nutricionais, lista de ingredientes, data de validade e lote de fabricação. Não comprar as que ficam em pacotes transparentes com rótulos escritos a mão.
Se a opção for preparar em casa os produtos devem ser adquiridos também de marcas idôneas, de preferência em embalagens lacradas, com informações de lote, data de validade na embalagem. Os produtos a granel devem ser evitados já que ficam mais expostos a contaminação por sujeira, poeira e mofo.

– Quais cuidados eu devo ter na hora de comprar o produto?
Além dos cuidados citados a cima, deve-se ficar atento a embalagem, que deve ser lacrada e de preferência opaca, para evitar a perda de nutrientes.

– E em casa, como deve ser armazenado?
Em embalagem opaca, bem fechada e de preferência em geladeira.

– Qual a recomendação de ingestão diária?
A sugestão de consumo fica em torno de 2 colheres de sopa ao dia.

– Qualquer pessoa pode consumir a ração humana?
Depende! Não existe um alimento que seja bom para todo mundo. É importante respeitar as características individuais. Por exemplo: pessoas com diabetes devem optar pela versão sem açúcar; hipertensos devem escolher a mistura sem o guaraná; e quem tem doença celíaca deve optar por versões sem glúten. Por isso, é fundamental a leitura das informações contidas no rótulo do produto.

– Qual a diferença entre a ração tradicional e a light?
Normalmente, a versão light não tem adição de açúcar mascavo, enquanto a tradicional tem o açúcar na composição, tornando o sabor da ração humana mais agradável. Isso pode variar de fabricante para fabricante, então, é importante a leitura do rótulo dos produtos.

– Qual delas é melhor?
A versão light, sem açúcar, é a mais indicada para diabéticos. No quesito calorias, praticamente não há diferença, sendo assim, não existe uma mais eficaz que a outra, a ação no organismo será a mesma.

– A ração humana realmente ajuda no emagrecimento?
Por ser rica em fibras ajuda a aumentar a saciedade, o que é importante no processo de emagrecimento. Também ajuda a regularizar o intestino, diminuindo o inchaço abdominal. Como não existe um alimento milagroso, seu consumo deve estar associado à alimentação balanceada e atividade física.

– Quantas refeições por dia eu posso substituir?
A ração pode ser usada como substituta de uma refeição, café da manhã ou jantar. O mais indicado é utilizar no café da manhã. Basta adicionar 2 colheres a um suco de frutas, e consumir como substituto do tradicional café com açúcar e pãozinho com manteiga. Vale lembrar que apesar do nome ração humana o produto não tem todos os nutrientes necessários, então é importante estar associado a uma alimentação balanceada.

– Por quanto tempo isto pode ser feito?
Não existe restrição ao tempo de uso. Pode ser incluída no hábito e fazer parte do cardápio da pessoa. É uma maneira de incluir os cereais integrais na dieta.

– Se eu não quero ou não preciso emagrecer, também posso consumir?
Sim, a ração humana também pode ser utilizada como complemento alimentar. Desta forma, a porção indicada é adicionada aos alimentos que já são consumidos normalmente. Por exemplo, em uma fruta no meio da manhã ou iogurte no lanche da tarde.

– É necessário fazer acompanhamento nutricional antes de começar a utilizar a ração?
Como já foi dito, não existe um produto que seja bom para todos, devido a características individuais que podem limitar seu uso (diabetes, celíacos, diverticulite), então, é importante conhecer o produto e verificar se ele atende a estas particularidades. O profissional de nutrição pode ajudar na escolha do melhor produto para cada caso.

– Quais os benefícios que a mistura proporciona ao organismo?
Além de ser fonte de fibras, a ração humana é fonte de ômega-3, antioxidantes e de vitaminas e minerais. Por isso, além de moderar o apetite e regularizar o funcionamento do intestino, também auxilia na redução das taxas de colesterol, retarda o envelhecimento precoce, estimula o sistema imunológico e melhora a saúde e desempenho como um todo.

– Em quais alimentos a ração humana pode ser adicionada?
A ração humana pode ser adicionada a sucos, extrato de soja, vitaminas, iogurtes, saladas de frutas e em frutas assadas.

– Se eu usar a ração para substituir o café da manhã, e depois comer uma fruta ou barrinha de cereal na colação (lanchinho entre o café da manhã e o almoço) ela fará o efeito inverso, ou seja, irei engordar?
Não. Para o processo de emagrecimento, não basta usar a ração humana, ela deve estar associada a bons hábitos alimentares, como não ficar mais de 3 horas em jejum, então, fazer a colação é fundamental no processo de emagrecimento. Escolhas como frutas secas, barras de cereal ou castanhas ajudará na perda de peso.

– É verdade que não é indicado substituir o almoço pela ração humana? Por quê?
O almoço é a refeição onde devemos ingerir mais calorias e nutrientes. Não conseguimos todos os nutrientes que precisamos na ração humana, por isso ela não deve funcionar como substituta desta importante refeição. Para um almoço equilibrado, opte por salada colorida regada com azeite e sementes de gergelim, arroz integral, feijão e uma fonte de proteína como ovo orgânico, peixe ou proteína de soja.

– Estou consumindo a ração humana há algum tempo e não estou emagrecendo. Porque isto acontece?
A ração humana não tem efeito termogênico, ela é um coadjuvante no emagrecimento por moderar o apetite. Para emagrecer deve estar associada a outras escolhas saudáveis e a prática de atividade física.

– Existe algum tipo de contraindicação?
Não existe propriamente uma contraindicação. Basta o consumidor ficar atento a composição do produto, e restringir os ingredientes que ele não pode ingerir. Desta forma, o produto atenderá a suas necessidades e não causará riscos à saúde.
Faça em casa
Ração Humana Tradicional
Ingredientes:
200g de farelo de trigo
100g extrato de soja
100g linhaça
100g de açúcar mascavo
100g de aveia
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g gelatina
25g de levedo de cerveja
25g de guaraná em pó
50g de cacau.

Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.
Fonte: Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde

Ração Humana sem Glúten

Ingredientes:
250 g de farelo de arroz
125 g de extrato de soja
125 g de semente de linhaça
100 g de açúcar mascavo
100 g de quinua em flocos
100 g de gergelim com casca
50 g de gelatina hidrolisada ou agar-agar
25 g de guaraná em pó
25 g de cacau em pó

Modo de fazer:
Misturar bem todos os ingredientes. Transferir para um pote de vidro escuro e guardar em geladeira.

Fonte: Natalia Lautherbach, nutricionista da rede Mundo Verde
Mais sobre o Mundo Verde
Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A empresa, que possui mais de 150 lojas em todo o Brasil, e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.

Nenhum comentário: