sábado, 3 de abril de 2010

Plataforma de negócios, Empreendemia é uma rede social de contatos empresariais

Conectar empresários e fomentar novos negócios. Com esta missão, o site Empreendemia (www.empreendemia.com.br) é, além de rede social, uma plataforma de negócios onde empresas podem se relacionar, acertar novos contatos e trocar cartões de forma fácil e intuitiva.

No ar desde o final do ano passado e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o site funciona como um espaço em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.

“No Empreendemia a empresa não apenas mantém os contatos: os administradores dos perfis fazem a atualização dos contatos, como telefone, e-mail e endereço. Nosso objetivo foi criar algo muito simples, onde há a vitrine de produtos e serviços e o contato com clientes e fornecedores em potencial”, explica Millor Machado, um dos três sócios da empresa, junto com Luiz Piovesana e Mauro Ribeiro.

O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor), que já conta com mais 600 empresas cadastradas.

Estas também podem reputar outras com as quais já fizeram negócios ou têm boas referências. “Cria-se um ambiente muito favorável aos negócios”, explica Millor. O principal objetivo é que todos possam ver e analisar depoimentos de empresas que já fizeram negócios com as avaliadas em questão. Isso gera muito mais credibilidade do que uma reputação por amizade, por exemplo.

A listagem das empresas no diretório será ordenada pela própria reputação. “Quem faz bons negócios, vai ganhar mais votos e aparecer com mais destaque nas buscas”, detalha Luiz Piovesana.


O site pretende oferecer, até o final de 2010, um modelo de serviço pago, com funcionalidades avançadas – três tipos de serviços estão na mira da empresa: mural de serviços, customização da página da empresa no próprio Empreendemia e loja de aplicativos.

O mural de serviços, serviço no qual as empresas divulgam o que estão precisando – hoje gratuito –, será pago de acordo com o número de indicações que uma empresa receber. Exemplo: a empresa X está precisando de serviços que a empresa Y oferece. A empresa X, então, coloca um anúncio no mural. Caso a empresa Y se interesse pelo anúncio, ela vai desembolsar um valor para saber quem é a empresa X.

Já a customização da página, que será lançada em abril, servirá para as empresas que desejam manter um espaço sempre atualizado, sem precisar gastar com desenvolvedores ou layout. Além disso, a empresa terá um serviço de monitoramento da marca, com relatórios sobre quantas vezes o perfil foi acessado, quem acessou e muitas outras informações e estatísticas que poderão gerar negócios.

A loja de aplicativos trará uma série de aplicativos de gestão empresarial, como gestão de projetos, finanças, CRM (em desenvolvimento atualmente), pessoal e muitos outros. A loja será feita em parceria com empresas e desenvolvedores nacionais.

A história dos empreendedores

Millor Machado e Luiz Piovesana conheceram-se na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, quando cursavam Engenharia Mecatrônica.

A ideia de começar o Empreendemia surgiu em setembro de 2008, quando Millor estava em um curso internacional de empreendedorismo na Babson College, considerada a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos. “Fui para o curso com a ideia de abrir uma consultoria para pequenas empresas, junto com o Luiz. Depois de uma conversa com um empreendedor argentino, percebi diversas falhas no plano e como poderia melhorá-las. Foi então que visualizei a importância da interação entre empreendedores para colher feedbacks sobre suas empresas”, explica.

Na mesma época, Luiz estava na Alemanha e trabalhava em um instituto de empreendedorismo. “Quando o Millor me falou sobre feedback entre empreendedores, começamos a pesquisar alguns sites do gênero. Até pensamos em levar um deles pro Brasil, mas pela não possibilidade de adaptação ao mercado brasileiro, resolvemos fazer tudo do zero. Começamos as análises e primeiros planos de longe e, assim que voltei ao Brasil, formalizamos a empresa e começamos a correria”, relembra Luiz.

De volta ao Brasil, no início de 2009, a dupla dedicou-se totalmente ao projeto. “Como não tínhamos nenhuma experiência em programação web, montamos o conceito do projeto em Power Point. Com ele em mãos, começamos a conversar com referências em empreendedorismo na internet, evoluímos o conceito e chegamos ao que o Empreendemia é hoje", conta Luiz.

Em abril, Mauro Ribeiro tornou-se sócio do negócio. A ele coube desenvolver o sistema e fazer o design, tornando a ideia viável. Engenheiro de Computação por formação, também na Unicamp, Mauro já trabalhava com a ideia de uma rede social para conectar empresários, só que da área da saúde.

Empreendedorismo sem enrolação

Os três dedicaram-se, então, a desenvolver um ambiente propício aos negócios e a criar relacionamentos, com um foco bem claro: empreendedorismo sem enrolação.

O primeiro passo foi a criação de um blog voltado a falar sobre empreendedorismo e gestão de um jeito fácil e prático, sem a famosa enrolação. Surgiu aí o Saia do Lugar (www.saiadolugar.com.br), hoje com mais de 45 mil visitantes/mês e referência na internet. O perfil no Twitter (@empreendemia) também se tornou bastante popular, com mais de 3 mil seguidores.

Um comentário:

Millor Machado disse...

Oi Luciana,

Fico muito feliz que tenha se interessado pela nossa rede.

Ainda não conhecia o +Notícia, muito legal. Muita informação bacana reunida em um lugar só. Parabéns pelo trabalho.

Abraços!