terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nova garrafa de Finlandia Vodka, eleita a de melhor design em todo o mundo, chega ao Brasil

 

Nova garrafa de Finlandia Vodka, eleita a de melhor design em todo o mundo, chega ao Brasil

Eleita a de melhor design no segmento de vodka e no ranking das dez mais inovadoras no segmento de bebida e alimentos em todo o mundo, a nova garrafa de Finlandia Vodka chega ao Brasil

A Finlandia Vodka, marca da norte-americana Brown-Forman, lança no Brasil sua nova garrafa. Com design criado pela agência nova-iorquina Hisrt Pacific, a embalagem remete ao derretimento do gelo, celebrando suas formas naturais, e faz alusão ao gelo glacial, principal matéria-prima da vodka importada.

Em sua 22ª premiação anual, realizado em setembro deste ano, o Glass Packing Institute classificou a garrafa de Finlandia Vodka como a de melhor design no segmento. O "Clear Choice Awards" premia produtos de consumo que expadem a fronteira do design e utilizam o vidro de formas inovadoras. A premiação considerou o propósito da nova garrafa, de capturar a pureza da vodka e traduzir, através do design, o formato do gelo glacial.

Além do novo visual, a bebida voltou a utilizar os ícones da marca: as renas frente a frente sob o sol da meia-noite - fenômeno típico dos países nórdicos (no período, que ocorre entre os meses de junho e julho, o sol não se põe por mais de setenta dias). O rótulo também foi redesenhado. Tanto o novo logotipo como a tipologia das letras foram criados sob encomenda. As mudanças têm como objetivo dar uma percepção mais premium à vodka.

"Estamos muito orgulhosos já que o objetivo deste lançamento no Brasil é trazer modernidade e inovação ao mercado de vodka premium. E a premiação do Glass Packing Institute valida esta associação. Esta é a melhor forma de começarmos a comercialização no país", comemora a gerente de Finlandia Vodka no Brasil, Priscilla Gomes.

A comercialização da nova garrafa de Finlandia Vodka no Brasil tem como estratégia a modernização da marca a fim de aproximá-la do público jovem, cool e formador de opinião, "uma vez que está havendo uma massificação grande de marcas de nicho e, com esta popularização, abriu-se espaço junto àqueles que querem experimentar uma bebida de qualidade sofisticada e autêntica" resume Priscilla.

O processo de fabricação e a liderança de Finlandia Vodka

Lançada na Escandinávia em 1970, e produzida pela destilaria Altia, em Ilmajoki, a Finlandia Vodka é a única da categoria a utilizar água glacial em sua composição, o que confere mais leveza à bebida. Durante seu processo de fabricação, a vodka é destilada 200 vezes em processo contínuo que não deixam impurezas. Em nenhuma delas a água glacial é alterada, culminando com a produção de uma bebida límpida e totalmente pura. Outra característica única de Finlandia é a utilização apenas de grãos de cevada com pequeno teor de gordura.

Finlandia é a vodka importada mais vendida na Rússia e na Polônia, países referência no consumo da bebida, segundo dados do IWSR (International Wine & Spirit Research). Uma das primeiras a apostar no segmento de flavourizadas, pode ser encontrada no sabor clássico e nas versões cranberry, mango, lime e tangerine".

Evolução da marca
Desde sua criação, Finlandia Vodka busca a identificação com o gelo e a água glacial. Em 1970, a garrafa Frozen Ice, desenhada por Tapio Wirkkala, tentava passar a ideia de uma bebida gelada e, no rótulo, duas renas se enfrentavam sob o sol da meia-noite. Já na segunda versão da embalagem, desenvolvida em 1990, a bebida ganhou tampa e rótulo na cor azul e três renas apareciam correndo.

Oito anos mais tarde, um novo design foi apresentado pela agência Hansen Associates: a garrafa ficou mais estreita, o rótulo foi substituído por impressão direta em silk screen, a tampa ganhou cor prata e o modelo foi batizado de "gelo martelado".
Em 2003, Harri Koskinen, famoso designer finlandês, e Wallace Church, designer gráfico de Nova York, criaram a garrafa "gelo glacial", com a textura do vidro imitando a sensação de derretimento do gelo.

A vodka
Vodka é uma palavra que significa "água querida". Entre os destilados, é o que mais se parece com água. Consumida no Leste Europeu, a bebida alcançou o restante do continente no início do século XX. Na década de 1930 chegou aos Estados Unidos, onde hoje representa 26% do consumo de destilados. Mas foi a partir da década de 1960 que se tornou um sucesso como bebida pura, um destilado neutro, que poderia ser apreciado puro ou misturado com outras bebidas.

As primeiras vodkas tinham teor alcoólico baixo e o processo era de apenas uma destilação. Com o desenvolvimento do alambique contínuo, a bebida passou a receber novas destilações, o que garante mais pureza e álcool.

Para neutralizar sabores e cheiros, a bebida é filtrada em carvão ativado. A maioria das vodkas é engarrafada com teor calórico próximo de 40% e, para chegar a este percentual, usa-se água destilada para diluí-la.

A vodka chegou ao Brasil na década de 1960. Segundo dados Nielsen*, esse mercado gira em torno de 38,5 milhões de litros ao ano (ou R$ 1,2 bilhão). Hoje, o consumo da bebida está ligado a drinques e coquetéis.

Sobre a Brown-Forman
Distribuidora das marcas Jack Daniel's, el Jimador, The Famous Grouse, The Macallan, Cognacs Remy Martin, Champagnes Piper-Heidsieck, Espumante DUC e dos vinhos Fetzer, Calvet, Cono Sur, Lindemans e Las Moras, a Brown-Forman é uma das maiores empresas americanas do segmento de bebidas, possui escritórios em todo o mundo e seu portfólio de mais de 25 marcas é vendido em mais de 135 países.

Operando no Brasil desde agosto de 2010, a empresa foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde ainda tem sua sede. Em todo o mundo, possui mais de 4.120 funcionários.

Jornalista responsável: Maria Cecília Martins
Divulgação: Dayna Barossi
E-mail: dayna.barossi@mcocom.com.br
Fonefax: (11) 3231.3132

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Nova garrafa de Finlandia Vodka
Alta | Web
 

MCO Comunicação Empresarial Ltda
Rua Pará, 76 cj 32 - Cep: 01243-020 - Higienópolis.
Telefone 11 3231.3132

Caso não deseje mais receber nossos releases, por favor solicite o seu cancelamento.

Nenhum comentário: